domingo, 16 de junho de 2013




    Situação de Aprendizagem 3


    Texto "Avestruz"   -   Mario Prata

    Tempo: 6 a 8 aulas

    Público-alvo:  6ºANO

    Ativação de conhecimento de mundo

    Professor fará uma sondagem inicial, uma conversa com os alunos e descobrir o que eles sabem antes da leitura do texto:

    *Você tem algum animal de estimação?
    *Que animal?
    *Qualquer animal é adequado para ser de estimação? Porquê?


    Ativação de conhecimentos prévios;


    O professor deverá perguntar para a turma o que eles esperam de um texto que tem por título a palavra "Avestruz";
    Em seguida, questionar se conhecem ou já viram um avestruz;
    Conhece a expressão "fulano tem estômago de avestruz"? O que significa isto?
    Após essa conversa inicial, mostrar a imagem de um avestruz.






    Atividade extraclasse

    Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre avestruz:
    *Que tipo de animal é?
    *A que reino pertence?
    *Quais são seus hábitos alimentares?
    *Seu habitat?


    Leitura e análise do texto;


    Avestruz

    O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
    Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
    E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
    Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
    Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!
    Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio Camelus Australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
    Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
    Podem gerar de dez até trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
    Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
    Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
    Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
    Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
    Mario Prata.


    O professor lê o texto para os alunos, pausadamente, enfatizando as características do avestruz;
    Explicar as palavras que os alunos possam não conhecer para que todos entendam o texto globalmente;Depois da leitura;

    O professor questiona se seria possível ter um avestruz como animal de estimação;
    Elencar os motivos para ter ou não o avestruz de animal de estimação;
    Você acha que a palavra avestruz serve como inspiração para um poema ou uma música?
    Solicitar que elaborem uma síntese do que entenderam do texto ( registro no caderno ).Ficha de leitura;

    Título:
    Autor:
    Foco narrativo:
    Personagens:
    Conflito do texto:
    Tempo:
    Espaço:Leitura e análise de música;


    O professor usará a sala de multimídia onde apresentará o clip da música Ovo de avestruz de Saiddy Bamba;
    Os alunos deverão produzir uma paródia utilizando o texto Avestruz e o ritmo da música Ovo de avestruz.Conhecendo o autor.




    Letramento e capacidades de leitura para a cidadania

                               ROXANE ROJO


    "... a leitura é vista como um ato de se colocar em relação um discursos (textos) com outros discursos anteriores a ele, como possibilidades infinitas de réplica, gerando novos discursos/textos. O discurso/texto é visto como conjunto de sentidos e apreciações de valor das pessoas e coisas do mundo, dependentes do lugar social do autor e do leitor e da situação de interação entre eles - finalidades de leitura de da produção do texto, esfera social de comunicação em que o ato da leitura se dá."

    ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital– Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário