quarta-feira, 5 de junho de 2013

DEPOIMENTO - Maria Conceição




"A leitura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade", Contardo  Calligaris. Através de obras literárias de autores consagrados e alguns anônimos, foi que aprendi que podia ir mais longe, que podia navegar nas nuvens de algodão, mergulhar nas ondas do mar de Copacabana, rezar junto do Papa em Roma, tocar o céu, beijar a lua, as estrelas e o sol, usando apenas minha imaginação .Quanta coisa descobri por intermédio da leitura, seja literária ou não, lendo descobri personagens marcantes, como Fabiano, Sinhá Vitória, Jeca Tatu, Iracema, Camilo, Vilela, Rita, Emília,Visconde, Capitu, Bentinho e outros tantos, que muito contribuíram para dar sentido a minha própria história, a me tornar um  ser melhor, mais compreensiva, carinhosa e humana. A paixão pela leitura literária começou muito cedo em minha vida, muito antes da sala de aula, e os responsáveis por isso foram meus pais, ambos quase não frequentaram à escola, minha mãe aprendeu a ler comigo, depois  de trinta anos, meu pai frequentou a escola por seis meses apenas ,mas mesmo assim despertaram em mim e em meus  filhos o prazer de ler. Minha mãe contava histórias infantis, Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, etc , mas a seu modo  ,e nós nos encantávamos. Meu pai contava fascinantes histórias de assombração, e eu, mais que meus irmãos viajei nesse mundo fantástico. Hoje eu digo para meus alunos que eles precisam e devem ler, seja por prazer ou obrigação, porque foi lendo que  descobri o segredo de minha mãe, ela inventava as histórias porque não sabia ler, mas com certeza,  tanto ela quanto meu pai fizeram a sua parte.

Autora: MARIA CONCEIÇÃO B. CASARIN.


"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes".
Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário