quinta-feira, 6 de junho de 2013

DEPOIMENTO - Luzia Célia

   
               


"Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro" - diz Marilena Chaui.


Identifiquei-me muito com este depoimento de Marilena Chaui. Enquanto lia, foi abrindo uma das caixinhas da minha memória tão bem guardadinha. Lembrei-me  de experiências com  leitura e escrita. Eu estudava de manhã, à tarde tinha os meus afazeres em casa. Quando terminados, arrumava a minha salinha de aula, colocando todas as cadeiras enfileiradas, material sobre a mesa e começava aula. Realmente, criança  imita os adultos, até uma  latinha que eu enchia de amendoim e imitava  minha professora que comia algo enquanto lia. Alguém até me disse que era pastilha valda, eu nunca soube de fato, o que tinha dentro daquela latinha. Por causa dessas lembranças,  acredito que desde criança já existia uma professora dentro de mim. Algo interessante também nesta atividade,  fez-me lembrar que eu lia para o meu pai à noite, que lembrança mais gostosa. Outra coisa  interessante e isto eu não aprendi com ninguém que era recortar imagens de revistas para montar minhas fotonovelas e fazer cartazes em todas as datas comemorativas. Depois de pronto, levava à escola e entregava à professora, desejava que todos lessem e vissem meu trabalho exposto no quadro. Já na adolescência, lia vários livros, escrevia contos e histórias de amor. Às vezes fico me perguntando, por que não me tornei uma escritora? Algo que veio a minha também na lembrança, acredito que algumas professoras leram os romances Júlia, Bianca...Gente como eu amava ler essas revistas. Era um vício.




AUTORA: LUZIA CÉLIA

4 comentários:

  1. Oi Célia,
    Muito lindo seu depoimento! Ainda é tempo de se tornar uma escritora. Não pensou nisso?
    Um abraço.
    Jurema

    ResponderExcluir
  2. Ai, Jurema. Bem que eu gostaria. Recentemente, recebi um convite de um cartunista para que desenvolvêssemos um livro juntos. Ele entraria com a criação e eu com os textos. Fiquei muito feliz com o convite, inicialmente, até me interessei, mas com tantas aulas na semana em dois períodos, atividades e responsabilidades domésticas com mais alguns problemas de saúde, achei melhor não me envolver com mais nada. Talvez futuramente.
    Obrigada pelo carinho. Você é uma pessoa admirável. Foi um prazer trabalhar com você no Fernando Costa.Um abraço.
    Célia Pires

    ResponderExcluir
  3. professora,lindo,lindo,lindo seu blog vou divulgar ele ok.bjssss

    ResponderExcluir