segunda-feira, 17 de junho de 2013

CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO




Justificativa: Uma Sequência Didática desafia o aluno a analisar e refletir sobre o sistema da linguagem escrita, visando ampliar ou transformar suas hipóteses iniciais, favorecendo assim o seu aprendizado de leitura e de escrita. O desenvolvimento da sequência didática a partir de um texto inclui uma série de ações indispensáveis ao propósito de ampliar os conhecimentos de leitor sobre o tema abordado. Nas atividades, além de os alunos precisarem colocar em jogo estratégias para compreender o que leem, também poderão apreciar o texto sob diferentes aspectos, onde terão a oportunidade de desenvolver seus comportamentos de leitores e de participar de diversas situações de leitura assumindo gradualmente, maior controle sobre a leitura e o registro das informações.

Objetivo: Interpretar textos de acordo com o tema e as características estruturais do gênero ao qual pertence. Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto. Realizar análise linguística, considerando sua importância na leitura e escrita do gênero “crônica”. Reconhecer os vários tipos de coesão que permitem a progressão discursiva do texto.

Público-alvo: 8ª série - 9º Ano

Tempo: 6 a 8 aulas


É UM EXERCÍCIO.

CONSOME 12 CALORIAS,

PÕE EM AÇÃO 29 MÚSCULOS,

ACELERA O CORAÇÃO DE 70 PARA 150 BATIDAS POR MINUTO.



beijo beijos borboletasbeijo beijos borboletas





            AGORA QUE VOCÊS SABEM QUEM É O AUTOR E QUE O TEXTO FALA SOBRE BEIJO , VAMOS FAZER A LEITURA DO TEXTO




MEU PRIMEIRO BEIJO

É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos: " Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso" E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo: - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida. Mas ele continuou: - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos: - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias... Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos. E de reperente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo. Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível! BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo.Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

beijo beijos beijando beijar beijinhos selinho
                                                                                                        













 


             
     


                            
                             
       
        
                                        1-         RELATE SEU PRIMEIRO BEIJO  

                                                                    
2 - O NARRADOR PARTICIPA DA HISTÓRIA? COMPROVE COPIANDO A PARTE DO TEXTO.

3 - QUAL PARECE SER A IMPRESSÃO DA NARRADORA SOBRE O RAPAZ NESTA FRASE DO PRIMEIRO  PARÁGRAFO “CULTURA INÚTIL ? PODE?ATÉ QUE FOI LEGAL.” ELA MUDA DE IDÉIA? EM QUE PARÁGRAFO ISSO OCORRE? EXPLIQUE COM PALAVRAS DO TEXTO.

4 - O QUE A PERSONAGEM QUIS DIZER COM A FRASE “FIZ CARA DE DESENTENDIDA.”

5 - QUEM SÃO OS PERSONAGENS, ONDE E QUANDO OCORREU A HISTÓRIA?

6 - VAMOS PRODUZIR UM TEXTO?

7 - A PARTIR DE TODOS ESTES DADOS ESCREVA UM CONTO SOBRE O SEU PRIMEIRO BEIJO

 
beijo beijos borboletasbeijo beijos borboletasbeijo beijos borboletas
















Um comentário:

  1. Meu primeiro beijo foi hilário. Eu tinha 14 anos. Quem morou em Lins há 40 anos atrás, deve se lembrar das voltinhas que dávamos na praça Dom Bosco aos domingos, pois é, foi numa dessas voltinhas que conheci um garoto, eu o achava lindo. Numa desses voltinhas, ele me parou e disse que precisávamos conversar, então marquei com ele na saída da aula que seria no dia seguinte. Eu fiquei ansiosa o dia todo, esperando o final da aula - eu estudava à tarde na EE Octacílio Sant´Anna. Na saída da aula, lá estava ele. Meu coração disparou. Fomos conversando até chegar na esquina de casa. Na despedida, ele se aproximou e me deu um beijo na boca. Eu entrei em pânico e
    saí correndo, depois disso não quis mais falar com ele. Os anos se passaram, mas essas lembranças são para sempre.(rs)

    ResponderExcluir