domingo, 9 de junho de 2013

O que pensam algumas personalidades sobre leitura e escrita

  "A literatura é um processo de transformações  alquimicas. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei . E escrevo na esperança de ser devorado"  ( Rubem Alves). 
    "Ninguém é capaz  de inventar uma vida a partir do nada. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados. A literatura é um meio de sonhar a própria liberdade" (Contardo Calligaris). 
    
"Ler é suspender a passagem do tempo para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro" ( Marilena Chauí).

"Não consigo imaginar minha vida sem eles (livros), pois é deles que vem quase todas as minhas referências" ( Nina Horta).

"Adoro ler, e leio qualquer coisa que chegue as minhas mãos, de bula de remédio a dicionários" (Danuza Leão) .

Diante destes depoimentos e de tantos outros nosso mundo seria outro se parte da humanidade fosse formada por leitores.

 Como educadores nossa função é tornar o aluno protagonistas de sua própria estória e isso só irá acontecer se a leitura fizer parte da vida dele. Enquanto nossas crianças, jovens não se transformarem em leitores sempre iremos ouvir o que Fábio de Paula Xavier Marchioro (advogado, escritor, blogueiro) ouviu de um jovem "Para mim , ler não acrescenta nada, vou começar a ler tudo a partir do segundo ano, quando pretendo me preparar para prestar vestibular de medicina'. É triste? Muito. É culpa dele? Não. Como educadores temos culpa? Sim, mas estão equivocados aqueles que acham que a culpa é somente nossa. A culpa é de todos aqueles que são responsáveis e fazem parte deste processo.

Autora: Márcia Helena



  OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR LESSMORE


Após um devastador furacão, o escritor Sr. Morris Lessmore se encontra desamparado e sem rumo, até que um livro aparece em sua vida. O curta metragem dá vida aos livros de uma biblioteca e explora temas como recuperação, superação e cuidado mútuo. Ele nos remete à clássicos como “O Mágico de Oz”, filmes mudos e antigos musicais da MGM. “Sr. Morris Lessmore”, de William Joyce e codiretor Brandon Oldenburg, ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar® de melhor curta metragem, em sua 84ª edição.


Um comentário: